domingo, 25 de março de 2012

O papel do consultor imobiliário

O consultor imobiliário é um profissional de grande importância para os investidores em imóveis, pois atua como intermediador na negociação. Por ter conhecimento profundo sobre o mercado, ele está apto a avaliar de forma adequada o valor de um empreendimento e verificar a documentação para certificar sua regularidade. Além de fazer o elo entre o vendedor e comprador do bem, o consultor possui conhecimentos em diversas áreas, como cálculos financeiros, legislação e direito imobiliário, marketing e construção civil, que servem como base para orientar os investidores, identificar e apontar oportunidades de negócio, colaborando para direcionar a aplicação de forma segura e rentável. Fonte: Cyrelainvest

segunda-feira, 5 de março de 2012

Preços dos imóveis entram em estabilidade, segundo Secovi/SP

Segurança é um dos itens que mais importam na hora de comprar a casa própria.

Mas os preços estavam atrapalhando os planos de muita gente. Nos últimos dois anos, os imóveis de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo ficaram caríssimos.

O preço dos imóveis começou a desacelerar depois de quase quatro anos ladeira acima mas, até chegarmos a esse ponto, muita gente pagou caro e não recebeu a casa nova.

Em São Paulo, 30% de todas as reclamações no Procon são por quebra de contrato por parte das construtoras.

Era para ser só um escritório. Mas acabou virando a casa da família. Uma construção meio improvisada nos fundos do terreno alugado onde funciona a distribuidora de gás da Vanessa e do Israel. Não era isso que eles imaginavam quando compraram na planta um apartamento bonitão. O sonho da casa própria, pelo contrato, era para ter virado realidade há quase um ano e meio. Só que por enquanto, quando eles acordam, os únicos vizinhos continuam sendo os botijões.

“A gente sempre sonhou em ter o nosso cantinho tão arrumadinho, e até então a gente tá morando de improviso”, conta Vanessa Pavan.

“É uma coisa que você está sonhando. É a sua casa, você trabalhou, juntou o dinheiro para entrada, tudo, e você vê que não é aquilo que te ofereceram”, lamenta Israel Valério.

Problemas como os que a família da Vanessa vem enfrentando, para os analistas já eram de certa forma esperados. Com a demanda fortíssima dos últimos anos, ficou complicado para as construtoras achar mão-de-obra qualificada e materiais por um preço bom. Estava difícil até conseguir guindastes e outros equipamentos. Complicações que atrasaram muita obra por aí.

E se os prédios não sobem dentro do prazo são as reclamações que vão as alturas.

“A gente costuma chamar isso de dor do crescimento, quer dizer, teve aquele crescimento muito rápido, as empresas seguramente não se planejaram para esse crescimento. Então é obvio, aconteceu um processo de excesso de demanda, faltaram insumos, faltaram profissionais, faltaram equipamentos e isso fez com realmente algumas obras atrasassem”, afirma o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes.
Com o mercado aquecido, os preços dispararam. O valor dos imóveis no Rio de Janeiro, por exemplo, literalmente dobrou em quatro anos. No mesmo período, São Paulo registrou um aumento de quase 70%.

Tudo isso despertou a desconfiança dos compradores, a procura diminuiu e a situação agora mudou muito. Tem construtora fazendo de tudo pra fisgar cliente. Dando desconto, pagando a escritura para o futuro morador. Algo quase impossível de se imaginar nos últimos anos. Para o presidente do Secovi, sinais de uma outra tendência. A da estabilização dos preços dos imóveis.

“A tendência é essa, seguramente. Nós estamos falando em um crescimento dos preços acompanharem a inflação em média. Eu acho que já houve um atendimento daquela demanda reprimida e agora nós vamos entrar numa estabilidade”, afirma Claudio Bernardes presidente do Secovi-SP.


Fonte: g1.globo.com/bomdiabrasil