segunda-feira, 15 de julho de 2013

Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa

Saiba o que não pode faltar para causar uma ótima impressão em seus convidados

Você costuma receber amigos para jantar em casa e quer dar um toque pessoal e, ao mesmo tempo, sofisticado na arrumação da mesa? Saiba que não é difícil e o resultado compensa o capricho.
Candelabros, marcadores de lugar, talheres diferenciados, porta-talher, dobradura ou porta guardanapo e vasos diferenciados devem ser utilizados na decoração (Fotos: Divulgação)
A primeira etapa que se deve pensar na hora de arrumar a mesa perfeita é definir o estilo do jantar. O formato da recepção como jantar formal ou despojado deve dar o tom para a escolha da decoração. O cardápio que será servido também interfere na escolha das peças. Alguns pratos pedem louça mais requintada e determinam a disposição dos utensílios na mesa.
Após a definição do estilo e do menu, pode-se partir para a escolha do enxoval que será utilizado. “Arrumar uma mesa elegante e funcional é uma arte e deixa os convidados satisfeitos, pois demonstra o carinho em receber”, afirma a organizadora de eventos Márcia Campos.
Para iniciar a organização, comece definindo a cor da decoração. Com base na cor, é possível pensar em todos os elementos que compõem a mesa e também nas flores que poderão dar vida à decoração.
“Outro ponto que deve ser analisado é se a louça disponível em casa é suficiente para compor a mesa com todos os convidados. Atualmente temos muitas opções de locação de peças caso não se tenha todas as peças dos jogos”, explica Márcia.
Uma forma bem elegante e formal é o famoso estilo francês. Neste tipo de recepção, cada utensílio tem o seu lugar definido
Uma dica importante é descrever tudo que se pretende fazer em forma de check-list para não faltar nenhuma peça importante na hora da montagem. Fazendo isso é possível testar algumas composições com antecedência.
“A escolha de cada peça é muito importante no contexto, pois a harmonia precisa dar o tom do todo. A toalha precisa estar alinhada ao guardanapo, bem como aos pratos, talheres, taças etc.”, recomenda Márcia. Com o menu definido, se providencia a louça correta, como travessas específicas para caldos, talheres para servir peixe e taças para o tipo certo de bebida que vai harmonizar adequadamente com o cardápio.
Alguns elementos elegantes podem e devem ser utilizados para embelezar a decoração, como candelabros, marcadores de lugar, talheres diferenciados, porta-talher, dobradura ou porta guardanapo, trilhos de mesa, sousplats e vasos diferenciados. Abuse da criatividade!
Para iniciar a organização, comece definindo a cor da decoração. Com base nela, é possível pensar em todos os elementos que irão compor a mesa e também nas flores
Como arrumar talheres e taças
Os copos, taças, talheres e demais utensílios podem ser arrumados de diversas maneiras, de acordo com o estilo da recepção. Uma forma bem elegante e formal é o famoso estilo francês. Neste tipo de recepção, cada utensílio tem o seu lugar definido, conforme a figura abaixo. Este estilo é muito utilizado em jantares formais e sempre impressiona os convidados.
Enfeites
Atualmente, a variedade de enfeites que podem ser usados como decoração de mesas é infinita. Além de louças, vasos, flores e acessórios, podemos criar arranjos com frutas, legumes e artesanato. Segundo Márcia, a escolha de um tema também cai bem e pode ser alinhada a datas especiais. “O que vale é a criatividade e gostar de receber os amigos e família”, salienta.
A organizadora de eventos lembra que outros elementos também são importantes na recepção dos convidados em casa. “Acomodar todos adequadamente num jantar formal é fundamental, já que os pratos serão servidos na mesa. O espaço onde será servido um coquetel de entrada também precisa estar preparado e, de preferência, com a mesma decoração da mesa”, ressalta.
É necessário ter um suporte adequado para servir bebidas e aperitivos antes do jantar. Ter opções de bebidas um pouco mais abrangentes também é importante para atender a todos os gostos. A seleção das músicas deve ser estabelecida previamente, para que o anfitrião dê toda a atenção aos convidados.
É necessário ter um suporte adequado para servir bebidas e aperitivos antes do jantar
“O banheiro não deve ser esquecido. Um aromatizador, papel de mão diferenciado e umas velinhas caem muito bem”, acrescenta.
Márcia finaliza lembrando que, o que não pode faltar numa situação dessas, é o utensílio necessário para que o convidado consiga se alimentar adequadamente. “Independentemente do estilo que se escolha, o conforto do convidado é fundamental. Além da receptividade dos anfitriões que, com, certeza não pode faltar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário