segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cartilha dá dicas para evitar invasão de ladrões a prédios

(Fotos: Divulgação)
Cartilha ajuda a proteger mais seu edifício (Fotos: Divulgação)
assalto a um prédio no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no último domingo, foi mais uma evidência de que a segurança predial é um assunto importantíssimo para administradores, síndicos e moradores. Para blindar o prédio contra bandidos, muitos investem em infraestruturatecnologia, mas, será que isso é suficiente? De acordo com Raimundo Castro, consultor de segurança predial do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), não:
“A segurança predial é baseada em um trinômio: recursos humanos, estrutura e tecnologia.”
Por recursos humanos, entenda-se porteiros. Para quem pensa que cuidar do entra e sai dos moradores é uma tarefa fácil, um alerta: esse profissional tem que estar muito bem treinado. Caso contrário, todo o investimento feito para a segurança será em vão.
Para ajudar esses profissionais, a Protel Administradora elaborou uma cartilha com os principais disfarces dos ladrões e a melhor maneira de evitar esses golpes.
Então, atenção porteiros! Cuidado com entregadores de encomendas e com pessoas que tentam entrar sem a autorização de um morador. A Protel avisa que a maioria das invasões a condomínios se dá pela portaria de pedestres.
Assim, mesmo que a pessoa pareça a mais inofensiva do mundo, nunca deixe de checar se a visita é esperada pelo morador, confirmando qual o nome e o andar do mesmo, antes de dizer qualquer informação que possa facilitar a vida do assaltante.
“Uma dica para evitar invasões de entregadores é perguntar o telefone do local onde ele trabalha. Se ele se virar para ver o número, desconfie. Pode não ser nada, mas é preciso redobrar a atenção nesse caso”, afirma o consultor do Secovi Rio.
Outro truque utilizado pelos bandidos é se valer da confiança passada por uniformes de empresas de serviços públicos. Para não cair nessa, o porteiro deve sempre pedir para olhar o crachá da empresa.
Responsabilidade do morador – Apesar de os porteiros serem os principais responsáveis por evitar o assalto, os moradores podem e devem contribuir com a segurança do prédio. De acordo com a Protel, os condôminos também devem ficar atentos na hora de autorizar a entrada de entregadores, prestadores de serviço e visitas.
Além disso, é indicado observar se há alguma pessoa estranha na hora de sair ou entrar da garagem. Se houver, a dica é ficar de olho e alertar o porteiro, caso seja necessário.
E se o bandido já está dentro do prédio, o que fazer? O consultor de segurança Raimundo Castro diz que tranquilidade e cautela são as ações mais recomendadas.
“Se o assaltante estiver dentro do prédio, a única coisa que o porteiro pode fazer é não reagir, ter calma e, se for possível, chamar a polícia sem que o bandido perceba.”
O Secovi Rio oferece cursos de segurança predial para profissionais da portaria. O próximo será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, na Avenida Almirante Barroso 52, Centro. As inscrições devem ser feitas pelo site www.secovirio.com.br.

LEIA MAIS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário