segunda-feira, 15 de julho de 2013

Conheça a história do bairro Tucuruvi

Você sabia que o nome do bairro Tucuruvi, localizado na zona norte de São Paulo, vem do tupi-guarani e significa gafanhoto? No passado, este inseto era encontrado facilmente em fazendas da região e hoje se tornou símbolo da Escola de Samba que representa o distrito.

Horto Florestal tem entrada gratuíta (Fotos: Divulgação)
Tucuruvi permaneceu como uma região rural por muito tempo, vindo a se tornar distrito apenas a partir do culo XX. Até a década de 60, o trem da Cantareira era um dos únicos meios de transporte para acessar o bairro. Mas hoje a situação é bem diferente. Atualmente o local oferece aos moradores duas estações de metrô da linha azul: Tucuruvi e Parada Inglesa. Ela faz paradas em pontos importantes da cidade, como Santana, Paraíso e Ana Rosa e vai até o Jabaquara.
Estatísticas do ZAP Imóveis mostram que a média de preço por metro quadrado na região é de R$ 5.156. Com área de 9,00 km², o local registrou população de 98.438 pessoas em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As principais vias do bairro são as avenidasTucuruvi, Mazzei, Luis Dumont Villares, General Ataliba Leonel, Guapira, Nova CantareiraÁgua Friae Coronel Sezefredo Fagundes.
Imagem ilustrativa do Shopping Metrô Tucuruvi, que deve inaugurar em outubro
O bairro deve receber o Shopping Metrô Tucuruvi em outubro deste ano, que poderá absorver um pouco do público de outros centros de compras como Center Norte e D, que ficam nos arredores. O estabelecimento terá seis salas de cinema, 1.700 vagas de estacionamento e ligação direta da estação de metrô e do terminal de ônibus.
A Serra da Cantareira fica próxima ao bairro e é uma área que oferece ar puro em meio a riachos e represas presentes na mata atlântica. O Horto Florestal também é destino de muitos moradores, principalmente de famílias com filhos. Além de trilhas, o Parque tem área para piquenique, quadras, campo de futebol, palco para eventos e playground. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário