sexta-feira, 5 de julho de 2013

Inflação oficial acumula alta de 6,7% em 12 meses e estoura teto da meta do governo

Apesar da desaceleração da inflação em junho, a alta acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses ficou em 6,7%, acima do teto da meta do governo, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (5).
O índice ficou em 0,26% no mês passado, ante os 0,37% apurados em maio --quando o acumulado em 12 meses ficou exatamente igual ao teto da meta do governo, de 6,5%. Em junho de 2012, o índice havia ficado em 0,08%.

O IPCA é o índice oficial da inflação, utilizado pelo governo como meta para controlar a alta de preços. O centro da meta é de 4,5% ao ano, com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A elevação dos preços está no foco das preocupações do governo. O resultado de junho ficou abaixo das estimativas de analistas, que esperavam alta de 0,33%. O intervalo das previsões era de 0,30% a 0,35%.

Ontem, o Itaú Unibanco revisou sua previsão de inflação neste ano de 5,8% para 6,1% --no mês anterior, quando previa 5,6%, já havia alterado a sua projeção. A justificativa foi o câmbio. A alta do dólar afeta o preço de grãos e produtos importados.

O dólar sobe com a perspectiva de recuperação da economia dos EUA, que pode receber mais capital externo --o que significa menos dinheiro disponível para os emergentes. Com forte desaceleração após ter pesado na inflação no início do ano, o grupo alimentação e bebidas subiu 0,04%, contra alta de 0,31% em maio, com destaque para a queda de 18,53% da cenoura e de 7,21% do tomate em junho. 

O grupo habitação teve alta de 0,57%, o de vestuário de 0,50% e o segmento de transportes de 0,14%. O IPCA é pesquisado mensalmente em nove regiões metropolitanas e duas capitais do país (Brasília e Goiânia) para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.

BAIXA RENDA

Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação das famílias de rendimento menor (até cinco salários mínimos), teve alta de 0,28% em junho. A variação é inferior à de 0,35% registrada em maio. Por causa da alta dos alimentos, que pesam mais na cesta de consumo das famílias de menor renda, o índice acumula alta de 3,30% no ano e de 6,97% nos últimos 12 meses.

Acesse o link da fonte e confira os indicadores.

FONTE: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário