terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conheça a história do bairro da Saúde

Vista do bairro da Saúde (Fotos: Divulgação)
No começo de sua história, o bairro da Saúde era apenas um local que servia de parada no caminho que os tropeiros seguiam. Em 1928 deu-se início à construção de uma igreja e o povoamento aconteceu ao redor dela, de acordo com o livro “Bairros Paulistanos de A a Z”, de Levino Ponciano (editora Senac). O nome da instituição católica era Nossa Senhora da Saúde, daí veio o nome da região.
Shopping Plaza Sul, no bairro da Saúde, tem salas de cinema
Foi na década de 70 que o bairro começou a receber grandes edifícios e o comércio começou a progredir. A chegada do sistema metroviário atraiu moradores para a região e colaborou com o crescimento local.
Localizada na zona centro-sul de São Paulo, a Saúde faz parte de uma área nobre da cidade. Vizinha de Moema, Vila Mariana, Jabaquara e Ipiranga, o bairro está muito bem localizado, com vias como a Rua Domingo de Morais e as avenidas Indianópolis, Rubem Berta, Moreira Guimarães,Jabaquara, Dr. Ricardo Jafet, Cursino e Bandeirantes nas proximidades, que dão acesso a importantes pontos da cidade.

Biblioteca Municipal Amadeu Amaral
A linha azul do metrô serve os moradores do bairro através de três estações: São Judas, Saúde e Praça da Árvore, além da Santa Cruz, que é bem próxima da região.
A Praça João Rodrigues oferece um parque infantil, além da Biblioteca Municipal Amadeu Amaral, com acervo de 25 mil exemplares. O local também abriga o Hospital Bosque da Saúde e opções de escolas de ensino, como os colégios Objetivo, Panamericano e Santa Amália, entre outros. Também está presente na região a Faculdade e Colégio Radial. O Shopping Plaza Sul está localizado na área e conta com salas de cinema.
Igreja Nossa Senhora da Saúde
A região está ficando cada vez mais valorizada. Em julho de 2008 o metro quadrado custava em torno de R$ 3.000, enquanto o valor médio é hoje de R$ 5.997, de acordo com estatísticas do ZAP Imóveis. O último censo registrado pelo IBGE mostrou que a população da Saúde em 2010 era de 130.780, em uma área que tem 8,90 km².
Fazem parte do distrito do bairro da Saúde o Bosque da Saúde, Chácara Inglesa, Jardim Ceci,Mirandópolis, Parque Imperial, Parque São Pedro, Planalto Paulista, Praça da Árvore, São Judas, Vila Araci, Vila da Saúde, Vila do Bosque, Vila Monte Alegre, Vila Noca e Vila São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário