segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Casa de praia: como refrescar o ambiente

Em um país tropical como o nosso, ter uma casa na praia também exige alguns cuidados para não deixar o ambiente quente demais. Afinal, uma coisa é amar o sol, outra é ficar suando dentro de casa, certo?
Para quem está na fase de projeto e construção, uma boa ideia é deixar espaços amplos e pouco compartimentados e, de preferência, com ventilação cruzada, recomenda a arquiteta Claudia Krakowiak Bitran, do escritório Krakowiak e Tavares Arquitetura.
Para quem já passou dessa fase e está com ambientes quentes demais, Claudia sugere aparelhos de ar-condicionado do tipo K7ou mesmo ventiladores de teto. “Os ventiladores têm recebido atualmente mais atenção por parte de designers e fabricantes, que oferecem no mercado itens mais charmosos, com palhas, pás maiores e coloridas”, afirma.
Ventilador Folha de Palmeira/ Oline.net
Uma dica simples, que serve para todos, é minimizar a incidência do sol com persianas do tipo tela solar. “Ela é recomendável pois quando não se faz necessária pode ser levantada, e além disso, como é plástica, pode ser lavada, sofrendo menos danos da maresia”, diz a arquiteta. Para áreas como terraços, toldos em tecido acrílico cumprem bem essa função e ainda protegem da chuva.
Crédito: Kafarnaum Design
Ah, e a escolha das cores também pode fazer diferença. Abuse dos brancos, off-whites, tons suaves e cítricos, que são mais refrescantes. Na segunda-feira, falaremos mais um pouco sobre opções de cores para casas de praia.
Tudo de cor para você! Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário