terça-feira, 26 de novembro de 2013

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria

Estudo considera índices econômicos, demográficos e de qualidade de vida

Após longos anos de dedicação ao trabalho, o que muita gente quer é aproveitar a vida de forma tranquila e saudável. A partir dessa busca cada vez mais comum do ser humano pela longevidade, a empresa Urban Systems, a pedido da revista EXAME, listou as 20 melhores cidades brasileiras para viver após a aposentadoria.
Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se 
Foram analisados municípios a partir de 100 mil habitantes em aspectos econômicos, demográficos e de qualidade de vida. Confira o ranking:
1º São Caetano do Sul (SP) – Localizada a 12 quilômetros de São Paulo, a cidade, de 144 857 habitantes aproximadamente, possui renda per capita de 2 mil reais. A expectativa de vida por lá gira em torno de 78 anos.
Cidade do ABC Paulista lidera lista das melhores cidades para aposentados (Foto: Skyscrapercity)
2º Santos (SP) –  O município é conhecido por sua vocação para o lazer e já foi classificado como o 5º melhor do Brasil numa pesquisa sobre qualidade de vida da ONU. Sua população é composta por uma média de 419 400 pessoas.
Cidade do litoral paulista conquista segundo lugar da classificação geral (Foto: Prefeitura de Santos)
3º Niterói (RJ) – A vizinha da cidade maravilhosa também possui localização e estrutura privilegiada para turismo e negócios, garantindo qualidade de vida a seus 494 200 cidadãos.
Cidade está à frente da vizinha Rio de Janeiro neste ranking (Foto: Skyscrapercity)
4º Porto Alegre – Situada no sul do país, a capital do estado gaúcho conta com cerca de 4,1 milhões de habitantes e já foi considerada a metrópole número 1 em qualidade de vida do Brasil (ONU).
Capital representa o sul do Brasil nos primeiros cinco lugares (Foto: Skyscrapercity)
5º Balneário Camboriú (SC) – Localizado no litoral centro norte de Santa Catarina, este é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, cuja população chega a 120 000 pessoas.
Balneário atrai turistas do Brasil e do mundo o ano inteiro (Foto: Skyscrapercity)
6º Poços de Caldas (MG)- A cidade é reconhecida como “Capital Regional” do estado em função da centralidade que desempenha sobre outros municípios da região no processo de distribuição de bens e serviços. Possui cerca de 161 025 moradores.
7º Vitória (ES) –  A capital capixaba é responsável por cerca de 26,17% do total de empregos formais do Estado e é alvo constante de diversos investimentos de empresas em expansão. É conhecida ainda por possuir notável vocação para o turismo. Por lá vivem 1.857.616 habitantes, em média.
8º Presidente Prudente – Conhecida como a “Capital do Oeste Paulista”, a cidade tem expressivo potencial econômico e tradição cultural, beneficiando cerca de 207 625 habitantes.
9º Belo Horizonte (MG) – Porta para o turismo cultural em cidades históricas mineiras, a famosa BH compõe o terceiro centro industrial do país, e sua população é de aproximadamente 2 375.444 pessoas.
10º Araraquara – Dona de uma economia forte e consolidada, a cidade está estrategicamente localizada no centro do Estado de São Paulo e conta com uma população estimada em 205 mil pessoas.
11º  Araras (SP) – O município se orgulha de ter 100% de asfalto na zona urbana e 100% de água tratada, beneficiando seus estimados 118 898 habitantes.
12º São Jo do Rio Preto (SP) – Populosa (434 039 habitantes estimados), a cidade possui alta taxa de urbanização e é um dos locais mais promissores para se construir uma carreira profissional em função das oportunidades econômicas.
13º Catanduva (SP) – O município ostenta índices positivos em infraestrutura urbana. Por lá, 100% dos imóveis têm fornecimento de água e 98% têm afastamento de esgoto, beneficiando cerca de 113 356 cidadãos.
14º Juiz de Fora (MG) – Com aproximadamente 500 mil habitantes, o município tem um PIB per capita de 6,2 mil reais e uma das mais altas expectativas de vida do Brasil.
15º Divinópolis (MG) – Apelidada de  “Princesinha do Oeste” mineiro, a cidade tem um dos cenários econômicos mais relevantes da região, gerando benefícios aos seus 213 mil habitantes.
16º Barretos (SP) – Com altos índices de desenvolvimento, a expectativa de vida na cidade do interior paulista chega a 69 anos. Por lá vivem aproximadamente 112.101 cidadãos.
17º Rio de Janeiro (RJ) – Merecedora do título de cidade maravilhosa, o município é também ocentro intelectual e cultural do Brasil. Sua população é estimada em 6.320.446 habitantes.
18º Santa Maria (RS) – A 5ª cidade mais populosa do estado gaúcho possui vocação econômica para a prestação de serviços, sendo assim referência neste setor para a região. Por lá vivem 268.969 pessoas.
19º Uberaba (MG) – Detentora da 6ª maior economia do Estado de Minas Gerais, a cidade também se orgulha por oferecer bons índices de qualidade de vida a seus  289.376 habitantes, que contam com uma expectativa de vida de 73 anos (uma das maiores do país).
Cidade é um dos destaque mineiros da lista (Foto: Skyscrapercity)
20º Araçatuba (SP) –  Além de contar com um notável parque industrial e comercial, os 162.577 cidadãos que ali habitam podem desfrutar da abundância das águas da cidade em forma de turismo e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário