quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Índice de atividade econômica do BC tem leve alta de 0,08% em agosto

A economia brasileira ficou praticamente estável em agosto, confirmando as expectativas de economistas de que o resultado do PIB no terceiro trimestre será bem mais fraco que o forte crescimento registrado nos três meses anteriores.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) cresceu apenas 0,08% em agosto ante julho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16). O resultado ficou levemente abaixo do esperado pelos economistas. Com isso, o resultado acumulado do índice nos últimos 12 meses ficou quase estagnado, apontando um crescimento de apenas 2,13% no último ano, aponta relatório do Banco Fator.

"O IBC-Br confirma a expectativa de crescimento do PIB do terceiro trimestre mais fraco em relação às variações trimestrais desde meados do ano passado", diz ainda a nota. A projeção da consultoria LCA é que o Brasil teve crescimento pequeno em setembro, o que deve ter resultado num terceiro trimestre de estagnação ou leve retração econômica. 

O relatório da LCA destaca que, apesar dos bom desempenho do setor de serviços, do consumo e do aumento da produção da Petrobras, houve queda da produção agropecuária e da indústria de transformação no período. No segundo trimestre, o PIB cresceu 1,5%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

IBC-Br
O índice já foi considerado uma prévia do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), mas o desencontro entre o IBC-Br e os dados oficiais da economia fizeram os analistas olharem com cautela para os números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário