quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Como poupar em dólar para estudar nos EUA por 2 anos?

Universidade de Harvard
Universidade de Harvard: para estudar fora, mais importante que obter rentabilidade é se proteger da alta do dólar 

Internauta tem dois anos para juntar dinheiro para se manter sem trabalhar nos Estados Unidos por mais dois anos

Dúvida do internauta: Sou consultor e ganho cerca de 10 mil reais por mês. Consigo poupar a maior parte dessa quantia. Gostaria de cursar MBA nos Estados Unidos daqui a 24 meses e pretendo estudar em período integral durante dois anos. Ou seja, não obterei renda. Segundo os dados que pesquisei junto às principais escolas de MBA dos EUA, vou precisar desembolsar aproximadamente 2.500 dólares por mês para o meu sustento durante as aulas. Como devo investir meu dinheiro?
Resposta de Valter Police, CFP*:
Primeiramente, parabenizo-o por dois aspectos que você demonstra e que ainda são, infelizmente, raros em nosso país:
1 - Desejo em investir em sua própria melhoria profissional, o que com certeza lhe trará ótimos frutos futuros;
2 - Planejamento com prazo adequado.
Analisando suas necessidades com base nas informações prestadas, você precisará de um total de 60 mil dólares (2.500 dólares por mês durante 24 meses). Este é o valor que você precisará obter até sua viagem, de forma a poder aproveita-la de forma plena.
Para prazos como estes - dois anos de acumulação e dois anos de utilização - os juros tem sua importância, mas, neste caso, não são o fator mais decisivo a ser considerado na escolha da melhor aplicação. Mitigar o risco cambial é o fator determinante.
Assim, a melhor solução será acumular estes valores reduzindo ao máximo este risco, mesmo que não possa contar com a força dos juros a seu favor.
Você poderia investir em fundos cambiais atrelados ao dólar, que tenderão a acompanhar a variação da moeda, embora não de forma idêntica, mas acho que existe uma solução mais prática e que reduz ainda mais os riscos: compre mensalmente 2.500 dólares. Você pode adquiri-los em espécie ou por meio de cartões pré-pagos (mais seguros, flexíveis, práticos e, muitas vezes, mais baratos) nos principais bancos e casas de câmbio. A operação é perfeitamente legal e, no máximo, estas empresas lhe solicitarão um cadastro com comprovação da origem dos recursos para a compra.
Desta forma, quando você for viajar, terá o montante acumulado, sem ter que se preocupar com a variação cambial do período e, portanto, seu objetivo será alcançado.
Você pode, inclusive, possuir mais de um cartão (de mais de um banco ou empresa de câmbio) de forma a pesquisar as melhores cotações todos os meses e carregar o cartão que oferecer a melhor taxa, a cada vez.
É comum que, quando pensamos em investimentos, apenas a rentabilidade e os juros nos venham à cabeça. No entanto, o foco deve ser sempre atingir o objetivo, que é o alvo da aplicação. Se ele for atingido, independentemente de rentabilidade, a aplicação foi um sucesso.
No seu caso, com certeza será! Boas aplicações, boa viagem e bons estudos.
*Valter Police é CFP® (Certified Financial Planner), planejador financeiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre aposentadoria e alternativas de investimento para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário