segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conheça a história do bairro Morumbi

Verticalização do Morumbi (Fotos: Divulgação)
O bairro do Morumbi era uma enorme fazenda no culo XIX. A área foi de propriedade de muitas pessoas e, por consequencia disso, as terras acabaram sendo divididas, dando origem a várias chácaras. A região, predominantemente rural até aquele momento, começou a se desenvolver em 1940, quando a cidade passou a crescer no sentido sudoeste.
O sucesso de vendas do Jardim América valorizou o bairro e a Companhia Imobiliária Morumby decidiu comercializar os lotes da fazenda. Os futuros compradores, no entanto, deveriam concordar com a regra de não criar áreas comerciais ou edifícios no local. A região passou a ser habitada por famílias de alto poder aquisitivo.
Mais um atrativo para os moradores do bairro foi o início da construção do estádio do Morumbi, em 1952. A região abriga também o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.
Localização – O bairro do Morumbi, que significa ‘colina verde’ em tupi, está localizado na região sudoeste de São Paulo a uma distância de 12km a 15km do centro da capital paulista. Os bairros próximos são Itaim Bibi, Pinheiros, Butantã, Vila Sônia, Campo Limpo, Real Parque entre outros.
Infraestrutura – O distrito conta com a estação de trem Morumbi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com a expansão da Linha 4 do Metrô, que estará concluída em 2012.
Estádio do Morumbi
Pontos Turísticos – O bairro do Morumbi abriga o Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Estádio do Morumbi, o Palácio dos Bandeirantes, o Jockey Club de São Paulo, o Parque Burle Marx, vários shoppings, como o Jardim Sul, Morumbi Shopping entre outros.
Mercado – De acordo com o levantamento do FipeZap, o preço do metro quadrado de um apartamento no Ibirapuera-Vila Nova Conceição chegou a R$ 8.519, 50 em outubro deste ano; 33% mais caro do que o preço médio do metro quadrado apurado na cidade, de R$ 5.667.
Curiosidade – Para propagar os problemas e as melhorias do bairro uma corretora de imóveis criou uma página do Facebook “Moradores do Morumbi” já tem mais de 4.000 integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário