segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conheça a história do bairro Moema

Você sabia que o bairro de Moema, em São Paulo, era antes conhecido como Indianópolis? Diz a lenda popular que o nome anterior era uma tentativa de imitar a cidade homônima, nos Estados Unidos. Em 1987, Jânio Quadros, até então prefeito da cidade, assinou um decreto que concedeu o nome atual e estabeleceu que A Rua Afonso Brás e as avenidas Santo Amaro, República do Líbano,Indianópolis, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Bandeirantes (até a Avenida Santo Amaro) fazem parte do bairro, que está localizado na zona Sul.
Metrô promete entregar 11 estações da linha lilás, entre elas a de Moema, em 2014 (Foto: Divulgação)
Moema, que tem origem do nome tupi-guarani, homenageia as ruas entre as avenidas Santo Amaro e Ibirapuera chamando-as de diferentes tipos de pássaros (R. Canário, Rouxinol, Av. Bem-te-vi, por exemplo). Do outro lado da Ibirapuera os nomes são indígenas (Av. Miruna, Iraí e Jurema, entre outros).
De acordo com o livro “Bairros Paulistanos de A a Z”, de Levino Ponciano (Ed. Senac), o crescimento do bairro começou bem lentamente. Nos anos 60, o prefeito de São Paulo na época, Faria Lima, asfaltou e colocou árvores na Avenida Ibirapuera, além de retirar os bondes. Na década de 70, aproveitando os terrenos planos, construtoras começaram a investir na região.
O bairro, também conhecido pelos bares que preenchem as ruas na vida noturna, faz parte de uma região nobre da capital paulistana. Os moradores do bairro podem contar com os hospitais Alvorada e Ruben Berta. O Parque do Ibirapuera fica nas proximidades.
O comércio fortalecido na região abriga o Shopping Ibirapuera, um dos mais famosos da cidade. Com 26.87 km² de área, Moema tem população de 344.632 pessoas, segundo estimativa do IBGE 2010.
O preço médio do metro quadrado é um dos mais caros de São Paulo: R$ 7.815, segundo estatísticas do ZAP Imóveis. Com a extensão da linha 5-lilás do metrô, que irá incluir o bairro, a tendência é de que a região fique cada vez mais valorizad

Nenhum comentário:

Postar um comentário