segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conheça a história do bairro Vila Romana

Imóveis na Vila Romana (Fotos: Divulgação)
Assim que a Lapa começou a se urbanizar, no culo XIX, a região abriu espaço para pequenas propriedades rurais serem loteadas. Assim nasceu a Vila Romana, área que era rural por volta de 1880, e ganhou mais autonomia a partir do loteamento. O bairro, composto por chácaras, atraia muitos imigrantes, principalmente os italianos. Mais tarde deu lugar a diversas oficinas e fábricas, e hoje é uma área mais residencial.
Localizada na zona oeste de São Paulo, muitas das ruas da Vila fazem uma homenagem aos romanos: Tito, Faustolo, Crasso, Marco Aurélio, Espártaco, Clélia e Aurélia, entre outras. O bairro pertence ao distrito da Lapa, portanto tem o SESC Pompéia nas suas proximidades, com agenda cultural, de lazer e esportiva. O tradicional teatro Cacilda Becker fica na Rua Tito e, em dias de espetáculos, sua bilheteria funciona até 20 minutos após o início da sessão.
Teatro Cacilda Becker tem capacidade de 198 lugares
Há também aos arredores o Shopping Bourbon, que oferece uma vasta lista de lojas, salas de cinema e um teatro. Dentro deste centro comercial fica o Zafari, um dos principais supermercados que atende a região.
O bairro, que tinha pequenos sobrados, está atualmente sendo cercados por construções de prédios novos, bares e restaurantes. O valor do metro quadrado na região está ficando cada vez mais valorizado. Houve uma variação de aproximadamente 129,5% no período de janeiro de 2008 a fevereiro deste ano, de acordo com o índice FipeZAP. O preço do m² é, atualmente, cerca de R$ 7.006/m².
Shopping Bourbon
A Vila Romana conta com linhas de ônibus como a maior parte de seu transporte público, porém os moradores têm fácil acesso para a estação de metrô da Vila Madalena e para a linha Diamante de trem. Para quem dirige, as Avenidas Pompéia, Cerro Corá, Nossa Senhora da Lapa e a Rua Pio XI ligam o bairro a outras partes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário