terça-feira, 27 de agosto de 2013

Confiança da construção recua 4,7% no tri até agosto

Índice médio dos três meses até agosto ficou em 116,3 pontos, contra 122,0 pontos no mesmo período do ano anterior


Funcionários da MRV trabalhando na construção de um conjunto habitacional em São Paulo
Construção: dos 11 segmentos pesquisados, 7 apresentaram piora, com destaque para Obras de Acabamento
São Paulo - O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 4,7 por cento no trimestre encerrado em agosto na comparação com um ano antes, com piora tanto da avaliação sobre a situação quanto das expectativas, de acordo a Sondagem Conjuntural da Construção divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.
No trimestre até julho, o índice havia recuado 4,0 por cento na mesma comparação.
O índice médio dos três meses até agosto ficou em 116,3 pontos, contra 122,0 pontos no mesmo período do ano anterior. No trimestre encerrado em julho, o Índice de Confiança da Construção havia ficado em 118,8 pontos.
O indicador, disse a FGV, "sinaliza, portanto, tendência de desaceleração do ritmo de atividade econômica do setor no terceiro trimestre de 2013".
O Índice da Situação Atual (ISA-CST) apresentou queda de 8,5 por cento, contra variação negativa de 7,8 por cento em julho.
Das 685 empresas consultadas, 19,8 por cento disseram que o nível de atividade aumentou no trimestre encerrado em agosto, contra 24,9 por cento no mesmo período do ano anterior. Por outro lado 19,2 por cento das empresas informaram que a atividade diminuiu, ante 17,3 por cento.
Já o Índice de Expectativas (IE-CST) caiu 1,4 por cento, ante queda de 0,8 por cento no mês anterior. A proporção de empresas prevendo aumento na demanda no trimestre até agosto atingiu 33,0 por cento, contra 32,1 por cento no mesmo período em 2012. Por sua vez, a parcela das que estão prevendo diminuição foi de 7,9 por cento, contra 6,2 por cento.
De acordo com a FGV, dos 11 segmentos pesquisados, 7 apresentaram piora, com destaque para Obras de Acabamento. Neste caso, a variação interanual do índice de confiança trimestral mostrou queda de 4,3 por cento em agosto ante recuo de 2 por cento em julho.
A FGV também informou nesta terça-feira que o Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M) desacelerou a alta para 0,31 por cento em agosto, após avanço de 0,73 por cento no mês anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário