sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Devo sair do meu fundo de ações e migrar para a renda fixa?

Internauta precisará do dinheiro em um ano, e quer saber se deve desistir do fundo de ações que está lhe dando prejuízo


gráfico em queda
Gráfico em queda: mau desempenho da economia vem dando prejuízos a quem investe em ações
Dúvida do internauta: Comecei a investir em um fundo de fundo de ações em março deste ano. É evidente que, com a situação da economia, estou no prejuízo. Seria mais prudente migrar para outra aplicação, tipo Letras de Crédito Imobiliário (LCI), tendo em vista o risco de uma piora ainda maior da economia do Brasil, ou é interessante continuar se a ideia for deixar o dinheiro no fundo por pelo menos 12 meses, prazo no qual irei precisar do recurso?
Resposta de Fabiano Pessanha*:
Para ser considerado um bom investimento, devemos ter em mente qual o objetivo que queremos atingir, o seu prazo, e qual é o perfil de risco que o investidor aceita tomar. Esses são os principais pontos para iniciar esse processo de planejamento financeiro.
Tomando como premissa que o investidor já ultrapassou essas fases antes de realizar seu investimento podemos ver claramente o descasamento dentre o seu perfil e o investimento realizado em fundos de investimentos de ações (FIA), que têm como horizonte de maturação de três a cinco anos.
Não se pode fazer qualquer análise em um FIA em 4 meses, e permanecer em um fundo com essas características para um prazo de 12 meses é uma decisão extremamente arriscada . Como está bastante evidente o seu desconforto com seu investimento, se faz aconselhável a sua realocação.
Vale a pena seguir o conselho da velha e boa teoria econômica de “fronteira eficiente”, que apesar do nome bastante complicado, tem uma mensagem bem simples: para os mesmos riscos, buscamos investimentos com a melhor rentabilidade. Para a mesma rentabilidade, buscamos investimentos com o menor risco. Não é bem simples e intuitivo?
Como seu prazo é de 12 meses, e você já tem um interesse prévio em LCI, acho que esta é uma boa alternativa, assim como também o são os fundos multimercados e os fundos de renda fixa. Porém, você sabe o que é uma LCI?
As LCIs, Letras de Credito Imobiliário, são títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel. E uma das grandes vantagens é o estimulo que o governo deu para esse mercado ao isentar o investidor pessoa física do pagamento de IR a partir de 2004, tornando o produto uma boa alternativa à poupança.
Outra grande vantagem desse produto é ter a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para investimentos até 250 mil reais. Na prática, isso significa que caso o seu banco venha a quebrar, você tem um seguro que cobre seu investimento até esse limite, sendo esta a mesma garantia da poupança.
Caso você seja um dos milhões de brasileiros que têm investimento na poupança, esse investimento é ainda mais interessante, já que possui rentabilidade bem superior, em muitos casos superando os 90% do CDI em 90 dias. Com isso você terá um retorno melhor para o mesmo risco.
Portanto, caso você seja um dos milhões de brasileiros que investe na poupança, e que nunca buscou orientação adequada para seus investimentos, essa é a hora de começar a comparar. E a LCI é um bom produto para iniciar essa comparação.
Lembre-se que a suas escolhas de hoje impactarão na sua qualidade de vida e de sua família amanhã.
*Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre alternativas de investimento para

Nenhum comentário:

Postar um comentário