quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vale a pena parcelar a dívida no cartão de crédito?

Internauta quer saber se parcelamento é vantajoso e qual dívida priorizar: se o cheque especial ou o cartão de crédito


Cartões de crédito
Cartões de crédito: rotativo e reparcelamento do cartão têm juros altos
Dúvida da internauta: Vale a pena parcelar a dívida do cartão de crédito? Não tenho dinheiro paga pagar tudo. Qual devo pagar primeiro: o cheque especial ou o cartão de crédito?
Resposta de Ronaldo Gotlib*:
As dívidas de cartão de credito e cheque especial podem ser consideradas as mais agressivas do mercado de empréstimos, pois carregam em si as maiores taxas de juros. Assim, até mesmo o parcelamento junto à administradora é considerado um mau negócio para o devedor.
O melhor caminho é estancar imediatamente a sangria, quitando estas dívidas mediante recursos tomados em outras fontes, como o empréstimo pessoal. Lembro que é importante pesquisar a fim de encontrar as menores taxas, pois estas variam bastante de banco para banco.
Por fim, respeite a regra de somente renegociar dentro de suas reais condições financeiras. Jamais assuma novos compromissos sem a certeza de que poderá fazer frente a eles.
*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.
Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!
Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário