quarta-feira, 26 de junho de 2013

Folhainvest responde: Vendi meu imóvel por R$ 900 mil. Compro outro por R$ 1,2 mi ou alugo?

A pergunta foi enviada à Folha por E.S., de São Paulo (SP)

RESPOSTA DO EDUCADOR FINANCEIRO MAURO CALIL, DA ACADEMIA DO DINHEIRO

A casa própria continua sendo uma das maiores conquistas dos brasileiros e, antes de realizar a compra ou alugar um imóvel, procure analisar algumas condições de sua vida e não somente a questão financeira, pois esta é passageira. Em primeiro lugar é bom avaliar que, em algum momento, será necessário e importante ter um imóvel próprio. Isso vai ajudar na independência financeira e contribuirá para uma aposentadoria tranquila.

Como o imóvel para a compra tem um preço maior, talvez um financiamento seja ideal para complementar o valor restante. Mesmo que o imóvel não quitado leve um tempo para ser definitivamente seu, enquanto você paga as parcelas já poderá reformá-lo ou decorá-lo ao seu estilo.

Além disso, poderá intervir caso tenha algum problema para consertar. Isso diminui a burocracia de pedir autorização ao proprietário, como acontece no caso e um imóvel alugado. Futuramente, ter um imóvel próprio também traz estabilidade para a família e, caso o proprietário tenha sua empregabilidade afetada, algum problema de saúde ou se aposente por tempo de serviço, terá a certeza de ter um teto.


É importante também, fazer uma avaliação a longo prazo de suas condições de empregabilidade, familiar e de sua disciplina em manter o dinheiro investido.


Fonte: Folha de São Paulo
Editado do site por Rafael Ramos (Eterna Imóveis) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário