quarta-feira, 26 de junho de 2013

Imóveis de alto padrão voltam a atrair construtoras

Passada a fase de grandes investimentos ligados ao programa Minha Casa, Minha Vida, o segmento de alto padrão está voltando a seduzir construtoras e incorporadoras. As empresas adaptam estratégias após lidarem com grandes estoques de imóveis no nicho de baixa renda, com cancelamento de contratos.


Os lançamentos dos imóveis de alto padrão -cujo preço supera R$ 10 mil por metro quadrado em alguns municípios- concentram-se nas duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, onde a disputa por espaços é cada vez mais acirrada em bairros como Ipanema e Leblon (Rio) e Moema e Jardins (São Paulo).

"A demanda por empreendimentos de alto padrão ainda tem muito a crescer, devido ao visível aumento da renda no Brasil e ao crescimento dessa fatia da população", diz o vice-presidente financeiro da construtora Cyrela, José Florêncio, sem mencionar números. Nos últimos cinco anos, o segmento representou, em média, 33% dos lançamentos da empresa.

A PDG Realty, que tradicionalmente tem nesses imóveis cerca de 15% de seus lançamentos, avalia inclusive expandir sua atuação no setor, ingressando em algumas capitais como Belo Horizonte e Brasília com os imóveis de alto padrão. "Existe plano para isso, sim. Para o ano que vem", afirma o vice-presidente de incorporações da PDG, Antonio Guedes. A empresa ainda terá que adquirir terrenos para os projetos.

"Ele [segmento de alta renda] é importante para agregar valor à marca, dá margens boas", disse o executivo, mas também sem revelar os números da empresa. O otimismo de construtoras e incorporadoras com o setor contrasta com o ambiente econômico -o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro ruma em 2013 para o terceiro ano seguido de crescimento abaixo de 3%.

ÂNIMO

Para as companhias, o ânimo se apoia no movimento de crescimento da renda das famílias e em números recentes do setor. Segundo o Secovi-SP (sindicato que representa as construtoras), o mercado de imóveis residenciais novos na capital paulista teve o maior crescimento de vendas e lançamentos para o mês de abril desde 2004.

Joel Silva/Folhapress
O empreendimento Casa das Caldeiras, na Barra Funda, oferece unidades de alto padrão
O empreendimento Casa das Caldeiras, na Barra Funda, oferece unidades de alto padrão

Não há dados sobre o desempenho por segmento. No início deste mês, a Gafisa vendeu 70% da Alphaville, sua empresa de loteamentos urbanos de alto padrão, por cerca de três vezes e meia o seu valor patrimonial, numa demonstração do interesse crescente dos investidores por esse segmento.

Entre 2007 e 2012, os lançamentos da Alphaville aumentaram mais de quatro vezes, para R$ 1,3 bilhão, informou a Gafisa, construtora que controlou a companhia nesse período.

Os compradores do controle da Alphaville foram as empresas de investimento Blackstone Real State e Pátria Investimentos. Um dos projetos mais conhecidos Alphaville é o loteamento que leva o mesmo nome, em Barueri, localizado na Grande São Paulo.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário