sexta-feira, 28 de junho de 2013

Qual o melhor investimento para a aposentadoria atualmente?

Internauta tem 25 anos e pergunta qual aplicação de baixo risco seria mais indicada para a aposentadoria

a: Sou médico recém-formado, tenho 25 anos, e atualmente ganho 15 mil reais por mês. Gostaria que vocês me informassem qual seria o melhor investimento para garantir uma aposentadoria tranquila. Sou conservador, não gosto de perder dinheiro e sei que esse investimento será a longo prazo, para utilizar somente quando eu for parar de trabalhar mesmo. Estou pagando o INSS desde o começo do ano.
Resposta de Fernando Meibak*: 
É importante ter essa consciência de poupança logo cedo. Aos 25 anos, é raro perceber pessoas com essa correta preocupação com o futuro. A tendência é de aumento da longevidade e será importante acumular reservas para ter um bom padrão de vida na idade madura.
Em sua idade, um patamar bom de poupança mensal é 15% de sua renda. Eu fiz algumas simulações com previsão de inflação e taxa de juros ao longo do tempo e cheguei a resultados muito positivos. Assumindo que sua renda mensal cresça a determinado padrão anual (por exemplo, 6% ao ano) e que você poupe 15% mensalmente, você terá acumulado aos 60 anos um valor de reserva que permitirá fazer saques mensais equivalentes a cerca de 50% de sua renda mensal naquela data, até os 90 anos.
Dentre os instrumentos de investimentos conservadores de renda fixa, gosto muito das Notas do Tesouro Nacional de longo prazo, série B. São títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, o menor risco de investimento no mercado. Esses papéis remuneram juros anuais, além da variação da inflação medida pelo IPCA.
Há títulos de prazo longo, com vencimento em 2045, 2050, que são muito indicados. Recentemente, tivemos uma forte deterioração de expectativas e o rendimento desses títulos subiu bastante. As taxas estão elevadas, próximas a 6% ao ano, sem contar o IPCA. É um excelente momento para iniciar esses investimentos. Prefiro os títulos chamados Principal, que acumulam os juros para o vencimento. Ou seja, não há pagamentos periódicos, como nas NTN-Bs "normais", que pagam juros semestralmente.
Faça um cadastro em uma instituição financeira para operar no sistema chamado Tesouro Direto. Os custos são muito baixos, melhores que os produtos concorrentes diretos, os fundos de previdência. Algumas instituições chegam a não cobrar taxas de administração (veja o ranking das taxas por instituições). 
E continue pagando o INSS. O sistema tem algumas limitações, mas tem também importantes benefícios.
*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo!
Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário