terça-feira, 11 de junho de 2013

Dicas para o corretor de imóveis se tornar um campeão de vendas


1. Ao fazer o curso TTI, procure cursá-lo com dedicação, persistência e vontade de aprender. Que o seu objetivo principal não seja, somente, o de obter a “carteirinha do CRECI”;

2. Para ser um Campeão de Vendas, você precisa querer. Para conseguir este propósito, você necessita ter atitude, conhecimento e habilidade;

3. Para vender imóveis, você precisa ter iniciativa própria. Saber atuar como um empreendedor do seu próprio negócio e demonstrar um bom desembaraço como se fosse um professor, psicólogo e diplomata;

4. Venda de imóveis é uma venda complexa. Na corretagem imobiliária, não há mais espaço para o trabalho amador e de forma improvisada. Para vender um imóvel, você deverá estar preparado para se relacionar e encantar as diferentes pessoas envolvidas no processo decisório do cliente;

5. Lembre-se de que, antes do cliente comprar um imóvel, ele terá que “comprar o corretor de imóveis”.

6. Para prestar um excelente serviço, você deve ter e manter o seu “kit de trabalho” em perfeitas condições: carro, notebook, agenda eletrônica, celular, calculadora financeira, trena eletrônica, bússola, vestir-se adequadamente, entre outros itens;

7. Seja prevenido e tenha uma “base financeira – poupança” para enfrentar os períodos de “vacas magras”, quando não consegue fechar vendas;

8. No início de cada mês, estabeleça o seu objetivo de vendas para o período. Você deverá trabalhar focado em atingi-lo. “Quem não sabe aonde vai, nunca chega”;

9. Quantos clientes você precisa atender para fechar uma venda? O seu grande desafio, mês a mês, é melhorar o resultado da equação: número de clientes atendidos por número de vendas efetivadas. “Quem não mede, não consegue avaliar o seu desempenho”;

10.  Demonstre uma postura profissional correta, pela forma como você se comunica por escrito. O endereço de e-mail que você usa, não deve ser o mesmo usado na troca de mensagens pessoais com a sua turma. Procure usar o endereço de e-mail da empresa. Este cuidado  ajuda a mostrar que você está associado a uma empresa séria e atuante no mercado. Ao mesmo tempo, tenha cuidado sobre o que escreve e na forma como o faz, em especial, evite os erros de português;

11.  Para vender um imóvel, você deverá liderar as ações, seguindo as “fases do processo de venda de imóveis”: Abordagem, Entrevista, Apresentação/Demonstração, Objeção, Fechamento ou outra sequência, que achar mais conveniente;

12.  Antes de oferecer um imóvel, faça a “lição de casa”, isto é, estude-o nos seus mínimos detalhes. Atenção, com a internet. O cliente pode saber mais sobre o imóvel que o interessa, do que você;

13.  Vender ao cliente é diferente de vender o imóvel. Desenvolva uma boa entrevista, usando perguntas abertas, para entender e compreender o problema ou a necessidade do cliente. “Enxergue o imóvel com os olhos do cliente”, antes de oferecê-lo – o máximo da empatia;

14.  Concluída a entrevista, classifique o cliente como sendo um cliente: quente, morno ou frio e enquadre-o em um dos cinco motivadores de compra: Lucro, Prazer, Orgulho, Paz de espírito e Dor. Estas providências irão ajudá-lo a programar melhor o seu trabalho de vendas e usar a inteligência em vendas;

15.  O cliente não compra o imóvel, mas o que o imóvel faz para ele. Ao visualizar os benefícios, ele passa a perceber o imóvel como diferente dos demais, como uma solução para os seus problemas, passa a dar mais valor ao imóvel e reparar que ele não custa mais, vale mais.  É a percepção do valor que cria o desejo de posse. Você deve convencê-lo e persuadi-lo falando “a língua dos benefícios” e não fique “vendendo características”. ”Diga o que ele quer ouvir”, centrando os seus argumentos de venda, nas características que atendem o motivador de compra identificado na entrevista. Não trabalhe com o “piloto automático ligado” vendendo do mesmo jeito, para todos os clientes. Use a inteligência em vendas – pense antes de agir. Ver o artigo “Cinco motivos básicos para comprar imóveis” (pág. 23), Revista Venda Mais, ano 17, nº 202, fevereiro de 2011;

16.  Quando você conclui que já expôs todas as informações referentes ao imóvel que está demonstrando, não deixe de formular as perguntas do “fechamento tentativo”;

17.  Dependendo das respostas obtidas, questione se o cliente gostaria de encaminhar uma proposta?

18.  Se o cliente respondeu “sim”, pare de vender e comece a tratar do fechamento da venda;

19.  Se o cliente respondeu “não”, questione os motivos e escolha uma nova alternativa, para dar continuidade no atendimento ao cliente;

20.  Como você pode observar, o corretor de imóveis, para ser um Campeão de Vendas deve, continuamente, estar aprendendo, estudando e se preparando.

Tenho a consciência de que as “providências” listadas, não são da concordância de muitos profissionais. No entanto, a realidade nos mostra que, o número de clientes que são atendidos pelos corretores de imóveis é muito grande em relação ao número de clientes que, efetivamente compram. Esta constatação pode ser mudada. Na prática, os corretores de imóveis são habilidosos no convencimento, mas falham na persuasão. Como não se aprofundam no estudo do imóvel antes de oferecê-lo e só sabem listar e “vender características”, as vendas ocorrem com menos intensidade. Cliente não compra características e sim, o que o imóvel faz para ele. Aproveito a oportunidade para lhe alertar e recomendar que estude e se prepare para usar a sua inteligência em vendas e seja um Campeão de Vendas.

Boa sorte e suce$$o!!!

Por: Sylvio Lindenberg

Fonte: Laguna&Bauler

SYLVIO LINDENBERG – Atua no mercado imobiliário, há mais de 25 anos como corretor de Imóveis e consultor de empresas do Ramo Imobiliário. Ministra cursos in company, planeja e realiza convenções de vendas, prepara corretores de imóveis para a comercialização de imóveis em lançamentos (novos) e/ou avulsos (usados ou seminovos) e realiza trabalhos de coaching. Escreve artigos para diversas revistas: Venda Mais, Diário das Leis e sites. Autor dos livros: Venda de Imóveis: Um Ato de Negociação. Porto Alegre: Editora Sagra, 1990, Guia Prático do Corretor de Imóveis: Fundamentos e Técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 2006 – 8ª tiragem, www.editoraatlas.com.br, Negociação e Processo Decisório. Curitiba: IESDE, 2007, livros que tratam especificamente sobre venda de imóveis, assunto de escassa bibliografia no Brasil. 

FONTE: PUBLICIDADE IMOBILIÁRIA

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