quarta-feira, 11 de setembro de 2013

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Vale diz que não há decisão sobre adesão à negociação de dívida; Eike garante porto e prepara expansão da MMX com acordo


Logo da Vale
Vale: empresa é a maior devedora entre as brasileiras com lucros no exterior
São Paulo - Veja o que você precisa saber nesta quarta-feira.
1. Não há decisão sobre adesão à negociação de dívida, diz Vale
A Vale informou ontem que, por ora, não há decisão sobre adesão da companhia a um programa do governo para a negociação de uma divida bilionária da mineradora com o fisco. A Vale é a maior devedora entre as empresas brasileiras com lucros no exterior. Os débitos estimados pelo governo chegam a 30 bilhões de reais - a mineradora questiona os valores na Justiça.
A medida provisória 615, aprovada na noite de segunda-feira pela Câmara dos Deputados, incluiu proposta do governo para reduzir a dívida de multinacionais brasileiras com operações no exterior, calculada em cerca de 70 bilhões de reais, para 25 bilhões de reais, desde que o montante seja pago à vista. Não há, até agora, qualquer decisão da Vale de aderir ao Refis proposto na MP 615.
2. CVM pune conselheiros da Eletropar com advertência
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aplicou pena de advertência a conselheiros da Eletrobras Participações. O motivo foi a convocação de uma assembleia geral ordinária relativa ao exercício de 2010 fora do prazo legal. Os acusados poderão recorrer ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.
3. S&P rebaixa rating da Argentina com perspectiva negativa
A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou os ratings de longo prazo em moeda local e estrangeira da Argentina para CCC+, de B-, com perspectiva negativa. Os ratings de curto prazo foram rebaixados para C, de B. O rating de transferência e conversibilidade foi cortado para CCC+, de B-. Segundo a S&P, existe um crescente risco para o serviço da dívida da Argentina, em função da disputa na Justiça dos EUA sobre os bônus que o país não pagou após o calote de 2001.
4. Bolsas asiáticas fecham em alta após falas de Obama
Hoje, os mercados de ações asiáticos fecharam em alta, com os resultados positivos de indicadores da China e com a atenuação dos temores sobre uma ação militar na Síria - a possibilidade crescente de uma solução diplomática tem contribuído para ganhos substanciais para os mercados globais. Em discurso na terça-feira à noite, o presidente dos EUA, Barack Obama, aumentou as esperanças de uma solução sem um ataque militar.
5. Petróleo opera em alta após explosões na região do Sinai
Os contratos futuros de petróleo bruto do tipo brent subiram mais de 1% em Londres, após duas sessões seguidas de baixas, depois que duas explosões na península do Sinai, no Egito, onde os militares enfrentam um levante de rebeldes, mataram, pelo menos, três soldados. Os ataques aumentaram temores sobre possíveis problemas na oferta de petróleo ou um transbordamento das tensões em outras partes do Oriente Médio. O Egito é reduto de um dos mais importantes pontos de trânsito de petróleo do mundo.
6. BlackBerry demite dezenas de funcionários de vendas nos EUA
BlackBerry cortou vários postos de trabalho de sua equipe de vendas nos Estados Unidos na segunda-feira, segundo informações do Wall Street Journal. As demissões fazem parte de um programa de cortes que está em curso há várias semanas na companhia canadense, segundo as fontes ao jornal. Um porta-voz da empresa confirmou que “um pequeno número de empregados foram demitidos hoje", 
7. Cisco entra no mercado de armazenamento de dados
A Cisco Systems anunciou sua primeira incursão no mercado de armazenamento de dados. A empresa afirmou que pagaria 415 milhões de dólares para adquirir a empresa de capital fechado Whiptail, de sistemas de armazenamento.
8. IPC-Fipe tem alta de 0,21% na 1ª leitura de setembro
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou uma alta de 0,21% na primeira quadrissemana de setembro. O número representa uma alta levemente menor em relação ao fechamento de agosto, quando apresentou um avanço de 0,22%. Na primeira medição de agosto, o índice havia ficado em alta de 0,01%.
9. Consumo cai pela primeira vez em 20 meses
Em agosto, as vendas a prazo tiveram retração de 0,62% frente a agosto de 2012, o primeiro recuo registrado em 20 meses. A inadimplência do consumidor no comércio cresceu 0,72% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o primeiro aumento após quatro meses de queda. Em relação a julho deste ano, houve alta de 1,34% no calote.
10. Eike garante porto e prepara expansão da MMX com acordo
Eike Batista está em vias de fechar contrato para transferir o controle do Porto Sudeste para a trading holandesa Trafigura e o Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi. O negócio livrará a MMX de uma dívida bilionária e poderá abrir caminho para o projeto de expansão da mineradora.
A MMX anunciou ontem que a empresa e Eike negociarão nas próximas quatro semanas com os grupos estrangeiros um contrato definitivo que prevê participação acionária total de 65% na MMX Porto Sudeste, em troca de emissão e subscrição de ações da companhia no valor de 400 milhões de dólares e do compromisso de assumir a maior parte das dívidas da mineradora. O diretor executivo de comunicação da Mubadala, Brian Lott, disse que acompanhia tem interesse em outros ativos do grupo, sem especificar quais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário