quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Banheiro seguro para o idoso

Sem a banheira, o banheiro não oferece riscos ao morador de 86 anos

01
Nem só a beleza das pastilhas de vidro conta pontos neste espaço. “Aplicadas no piso, elas são antiderrapantes”, revela a arquiteta Andrea Macruz, de São Paulo, que fez este projeto em parceria com Carlos Machado. Evitar escorregões é especialmente importante neste banheiro, reformado para um morador de 86 anos. “Acessibilidade para um idoso difere da que é feita para o cadeirante. Os desafos estão mais ligados à prevenção de acidentes que à dificuldade de acessos”, completa. A iluminação do teto usa um plafon para área externa, que oferece grande resistência à umidade. Barras de aço inox pontuam locais estratégicos. Tempo de obra: 30 dias.

Bruno Cocozza
02
Pequenos ajustes na hidráulica permitiram a instalação do bidê
Como não havia passado por reformas recentes, o banheiro do apartamento antiguinho estava em más condições, com paredes descascadas e área mal distribuída. Melhorar a circulação era a prioridade da obra. “Abrimos mão da banheira e deixamos um desnível mínimo de 1 cm do boxe para o piso”, detalha a arquiteta. Toda a parte de hidráulica e elétrica foi refeita – a mudança permitiu a instalação de um bidê com sistema de aquecimento, pedido do morador. o lavatório é o mesmo: foi possível aproveitá-lo.

Divulgação
03
Com a nova distribuição, o boxe ganhou 30 cm (passou de 65 para 95 cm de largura), o que torna a movimentação mais livre.

Planejamento da obra
Divulgação
04
Preços pesquisados em junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário