quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dê vida a sua casa - Deixe o seu lar com a sua personalidade

Quando o amigo e engenheiro Marcelo Kzan assegurou que a abertura do teto para unir a cobertura ao primeiro piso não comprometeria a segurança, o cineasta Maurício Laranjeira não hesitou em praticar a mudança. 

Assim, a escada de fora, que antes conduzia ao segundo piso, foi substituída por uma nova e vazada centralizada na área de estar, integrando os dois pisos. No apartamento de 320m² em que vive com a esposa e os dois filhos pequenos, ele priorizou o espaço, deixando apenas as paredes que eram realmente necessárias, e um décor contemporâneo com toque retrô. 

Da antiga morada vieram a porta de entrada e um velho e adorado projetor, que figura bem ao lado da TV. Na estante atrás do sofá, Maurício acomodou as duas charmosas bicicletinhas troazidas do restaurante em que é proprietário, o Santa Gula. 

Sobre um tom de roxo altivo, a impressão ampliada da foto clicada por ele impacta logo de início, reproduzindo criativamente o cenário urbano a ser visto caso a parede fosse quebrada.

 

Apaixonado por tudo o que é relacionado à imagem, Maurício fez de sua coleção de câmeras fotográficas, formada por modelos comprados em feirinhas e outros presenteados por amigos, parte da decoração do living. Os dois rádios antigos foram presentes do amigo Paulo Costa, diretor de fotografia de cinema

Espaços marcantes e integrados
O espaço sob a escada foi bem-aproveitado pela ambientação de um funcional escritório frequentemente utilizado pela família. Organizá-lo no living representou uma maneira de garantir mais tempo de convivência entre pais e filhos, que fazem questão da união sempre que possível. 

Nesse cantinho, vale destacar a obra de madeira do artista plástico Lúcio Carvalho, que ilustra uma figura, ao mesmo tempo, angelical e perniciosa. A singela área de jantar resume-se em uma mesa quadrada com tampo de vidro, cadeiras com assento de couro e a imponente luminária Arco, do designer italiano Achille Castiglioni.


O aparador é, na verdade, um antigo arquivo de uma repartição pública que Maurício comprou e pediu a um amigo que o restaurasse para fazer parte do living, valorizado por um quadro vibrante e cheio de formas

Clima de comemoração
Destinado a grandes festas, drinques em noites quentes e constantes reuniões entre amigos e familiares, o segundo piso esbanja uma atmosfera convidativa, introduzida pelo grafite que ilustra as paredes dos dois ambientes. 

A obra do artista Ronah Carraro, que exibe uma dupla descontraída com copos e taças nas mãos, integra o terraço à sala – atendendo ao pedido do casal –, e exprime com fidelidade o objetivo festeiro do espaço. 

Como todos os móveis que compõem o Santa Gula estão à venda, o morador não perdeu a oportunidade de trazer a bela e espessa bancada de madeira de demolição para incrementar a área interna, perfeita para servir de apoio às animadas celebrações.


Elementos que remetem ao universo infantil, como as almofadas de caveira, o pufe e os soldadinhos de chumbo também ganharam audiência nos ambientes dedicados à diversão da família.

Projeto: Maurício Laranjeira;
Grafite: Ronah Carraro;
Restauro de móveis: Robson Lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário