quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Saiba como personalizar o seu apartamento deixando-o com a sua cara

RENOVAÇÃO TOTAL

Para ajudar a leitora Thaís Reis, de Ribeirão Preto (SP), convidamos a designer de interiores Lígia Noronha, que propôs grandes mudanças em alguns ambientes do 
imóvel. A proprietária está casada há um ano e meio, e sente dificuldade de decorar o apartamento. 

Um dos grandes motivos para isso é que as chaves foram entregues apenas 15 dias antes do casamento, impedindo que a dupla personalizasse o espaço por conta do curto tempo para fazer a mudança. 

O local não conta com varanda, o que faz a sala ficar mais comprida, possibilitando a divisão entre estar e jantar.

 
A parede segue os tons de bege do sofá, com o diferencial de um papel de parede levemente listrado. A janela é coberta com cortinas rolô na mesma cor, que controlam a luz com praticidade.

Com a cozinha aberta, os ambientes integram-se e precisam ser harmonizados. Na sala de estar, a designer optou por tons neutros e um tapete listrado, que garante o toque a mais com as cores verde, azul, branco e marrom.

Na parede da mesa de jantar, um grande espelho amplia visualmente o espaço e ainda traz sofisticação. A iluminação tem destaque acima do sofá e na parede da TV, proporcionando a luz ideal.

Thaís tinha dúvidas sobre como melhorar a decoração das salas, sobre qual o melhor tipo de mesa e iluminação. No projeto de Lígia, a mesa de jantar redonda foi substituída por uma retangular com pés de madeira e tampo de vidro, com capacidade para quatro pessoas, encostada na parede.

No hall de entrada, a proprietária gostaria de algo diferente junto à porta, como espelhos, para receber os convidados com estilo. Para isso, a designer pensou em retirar as prateleiras e aplicar papel de parede em todo o espaço, para destacar. O modelo redondo realiza o desejo da moradora, e ainda se contrasta com a parede.

O móvel já existente pode ser aproveitado: basta revesti-lo com melamina branca, e retirar os puxadores, dando prioridade às linhas retas que são mais modernas”, explica Lígia.

Os proprietários achavam que a cozinha estava mal estruturada com relação aos móveis, e pensavam que em mudar o micro-ondas de lugar e colocar um balcão na parede que vai para a sala. No projeto, a profissional fez armários de madeira que imita carvalho e gabinetes superiores, no mesmo material. As portas têm acabamento de vidro branco, e, embaixo do cooktop foi colocado um forno embutido.

Na área molhada, a sugestão da designer foi colocar pastilhas de cerâmica branca e detalhe com acabamento em material cerâmico semelhante ao ladrilho hidráulico, criando uma faixa acima da pia.

Segundo Thaís, as dificuldades em seu quarto estavam no excesso da cor branca, no buraco abaixo do ar condicionado e na dificuldade de colocar uma cabeceira por conta da janela ao lado da cama. Para solucionar um dos problemas, a ideia foi colocar um painel ripado do rodapé ao teto, feito de MDF branco com acabamento acetinado, para cobrir o buraco do ar condicionado. A cama pode ficar sem cabeceira, e a janela ganhou cortina rolô na cor branca.

O criado-mudo já existente no quarto de Thaís pode permanecer, passando por uma reforma simples. Com um revestimento de laca amarela, o móvel fica mais divertido e adiciona cor ao espaço.

A moradora também dá preferência para modernidade e praticidade, e, por isso, quadros com motivos musicais foram colocados de formas simétrica, deixando o ambiente divertido de forma simples.

Em seu pedido, Thaís disse que gostava de cores claras, mas achava que o imóvel estava com excesso dos tons. Sendo assim, a designer sugeriu um papel de parede bastante discreto com listas horizontais em tons de cinza e branco.

No quarto dos fundos do imóvel, a intenção era ter um ambiente agradável para receber visitas, já que o casal não pretende ter filhos no momento. A parede da cama recebeu papel de parede branco com tema floral, que deixa o espaço confortável e tranquilo, combinando com a cabeceira em tom neutro. O armário tem portas espelhadas para crescer visualmente o dormitório, e as outras paredes têm pintura em tom de cinza.

Os grandes destaques do quarto são as almofadas com capas de cor turquesa, que seguem o tom do abajur e garantem toques pontuais de cores que quebram a neutralidade.

Lígia Pirajá Noronha é formada em Design de Interiores pela escola Pró-Arte de Campinas, em São Paulo. Atua como designer de interiores, desenvolvendo projetos em 3D para vários escritórios.
- See more at: http://www.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues/detNoticia.php?codnoticia=3176#sthash.rNLPsgrE.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário