sexta-feira, 5 de julho de 2013

A Necessidade de um verdadeiro trabalho de marketing nas empresas do segmento imobiliário.


O que é o Marketing hoje em dia

Tenho analisado o trabalho dos departamentos de marketing em algumas imobiliárias e percebi que poucas imobiliárias têm o departamento funcionando ativamente, da maneira correta, tendo na gestão de marketing, bons profissionais. 



A palavra marketing vem do Inglês “Mercado” e, no Brasil, durante muito tempo e ainda hoje, existe um mau entendimento sobre o que é o trabalho de marketing. As empresas colocam em questão a comunicação, a publicidade e a propaganda como sendo o departamento de marketing; mas se fossem somente estas três atividades, seria departamento de Comunicação e Publicidade.  O marketing, primeiramente, deve fazer uso de outras ferramentas, como por exemplo:

 Analise de Swot,
 Pesquisas (Satisfação, Mercado, Interna, etc.),
 Cliente Invisível ou Oculto,
 Matriz BCG,
 Visão Geral da Concorrência e outras.

Estas ferramentas devem ser usadas pelos gestores do departamento de marketing para, juntamente com o departamento de RH e Comercial estarem informados sobre como está o mercado de trabalho e como devem ser as ações internas e externas da empresa a fim de alcançar as metas e objetivos de seus alvos.

Marketing Imobiliário

As empresas que trabalham no mercado imobiliário têm crescido muito nestes últimos 10 anos e, na opinião de especialistas do ramo e economistas, teremos ainda um relativo período de crescimento antes que o mercado se estabilize. 

Nas Incorporadoras o departamento de marketing tem funcionado bem. Poderia ser melhor se os gestores de marketing tivessem uma experiência e vivência como corretores durante algum tempo para que as ferramentas a serem transmitidas para a equipe de vendas e parceiros fossem mais certeiras e não necessitassem de usar o plano B e, em alguns casos, usar o Plano C, nos lançamentos dos seus empreendimentos.

Já nas Imobiliárias, a necessidade de um departamento de marketing é grande e tem espaço para ser bem ativo, pois a imobiliária não trabalha somente com lançamentos, existem outros produtos com perfis de clientes diferentes. Assim, o gestor de marketing deverá usar todas as ferramentas de marketing que julgue necessárias para o sucesso de suas ações e estratégias, a fim de obter sucesso garantido.

Identifico, como mercadologo e corretor, um grande potencial - neste mercado -para as imobiliárias, mas elas estão deixando de explorá-lo por não acreditarem na importância de contratarem ótimos profissionais de marketing e por ficarem acomodadas e não quererem mudanças na forma de trabalho. Acontece que seminovação a empresa tende a ficar com uma estrutura de trabalho ultrapassada.

Posso dizer, com toda certeza, que aquelas imobiliárias que desejarem fazer a diferença no mercado em que atuam precisam estruturar um bom departamento de marketing imobiliário e colocar os departamentos de RH e Comercial para trabalharem juntos, pois os três departamentos juntos irão inovar de forma surpreendente qualquer imobiliária, mesmo que esta não tenha tanta projeção em sua região de atuação.

Os quatro Ps do Marketing Imobiliário




Não basta ter em mãos um ótimo produto com ótima localização, precisa ser feito um plano de estratégia bem feito para que o sucesso seja garantido. O marketing e suas ferramentas podem garantir o rendimento e o sucesso que todo empresário dono de imobiliárias precisa e quer ter, por isso sugiro que todas as imobiliárias contratem um Mercadologo e faça seu marketing funcionar de forma certa e ativa em todos os departamentos da empresa.

Por Rodrigo Nunes 

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