segunda-feira, 15 de julho de 2013

Conheça a história do bairro Santana

Quem chega em São Paulo de ônibus tem uma grande chance de desembarcar na maior rodoviária do País, o Terminal Tietê, que fica em Santana, um dos distritos mais importantes da zona norte na capital paulista. A região está bem localizada com vizinhos como o TucuruviMandaqui, Vila Guilherme e Casa Verde e é um dos pontos mais antigos da cidade.
 
Além de atrações recreativas, Parque da Juventude, em Santana, também recebe shows (Fotos: Divulgação)
A ascendência do bairro está ligada à “Fazenda de Santana”, que, no início do culo XIX, teve suas terras partilhadas em sesmarias. No começo do culo passado, o quartel do Exército, que fica na Rua Alfredo Pujol, tomou o lugar da casa-sede da fazenda e as novas casas começaram a se concentrar nesta região e na Rua Dr. Cesar. Um reservatório de água no alto da serra foi inaugurado, chamado Tramway da Cantareira, e provocou a chegada de muitas chácaras no local, que mais tarde começaram a dar lugar às residências mais parecidas com as atuais.
Com fácil acesso à Marginal Tietê e às avenidas Tiradentes, Nove de Julho, Braz Leme, Cruzeiro do Sul, General Ataliba Leonel, Voluntários da Pátria, Santos Dumont, Engenheiro Caetano Álvares e Nova CantareiraSantana é servida também pela linha azul do metrô. Os moradores da região podem utilizar a estação que leva o mesmo nome do bairro, além da Tietê, Carandiru e Jardim São Paulo.
Terminal Rodoviário Tietê é o maior da América Latina e oferece estação de metrô
De acordo com estatísticas do ZAP Imóveis, a média de preço por metro quadrado é de R$ 5.606. A infraestrutura do bairro conta com os hospitais Presidente, San Paolo e São Camilo, entre outros. Além disso, há muitas escolas que são tradicionais na região, como os colégios Imperatriz Leopoldina, Luiza Marillac, Madre Mazzarello, Saa e Salete.
Há três clubes esportivos que estão na área há décadas: Espéria, Portuguesa e Tietê.Tais lugares oferecem diversões como piscina, quadra de tênis, futebol, salão de baile e muitos outros atrativos. Quem quiser optar por lazer gratuito pode ir onde ficava o antigo Complexo Penitenciário doCarandiru, que, foi desativado e abriu espaço para o Parque da Juventude. O local tem 95 mil metros quadrados e oferece espaço recreativo para quem gosta de andar de skate, jogar vôlei, futsal e handebol, além de uma biblioteca.
Vista aérea do Shopping Center Norte (Foto: AE)
Apesar de bastante conhecido na zona norte, a população do bairro vem diminuindo nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000 havia 124.789 pessoas habitando o bairro, enquanto a entidade registrou o número de 118.797 vivendo na área em 2010. O analista socioeconômico Jefferson Mariano explica que isso se deve ao fato de que muitos domicílios deram lugar a atividades comerciais. Além disso, ele lembra que Santana é um dos distritos da capital com maior presença de idosos. Há dois anos, o órgão constatou que há 21.362 pessoas da terceira idade morando do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário