Iniciei minha carreira aos 19 anos na área comercial como representante comercial da Enciclopédia Britânica “Barsa” onde trabalhei por 5 anos com os melhores vendedores que já conheci e aprendi muito sobre vendas principalmente que fechamento deve partir do vendedor, portanto corretores não fiquem esperando que o cliente faça o fechamento. Quem deve guiar a venda e realizar o fechamento é o profissional de vendas.
Corretor de imóveis não fique tão focado no fechamento e sim no procedimento de vendas como um todo, mantenha-se sempre atualizado e com o tempo você ira desenvolver seu perfil pessoal de fechamento,
Abaixo alguns procedimentos que podem ajudar no fechamento:
Falar na medida certa: Falar mais do que o cliente perguntou ou sobre coisas desnecessárias muitas vezes atrapalha, procure um meio termo e seja agradável.
Não seja insistente: Se o cliente não quer fechar negócio na hora, o corretor deve tentar descobrir o motivo e resolve-lo. Não adianta ficar insistindo ou até mesmo forçando, pois isso vai acabar desgastando o cliente e perdendo credibilidade. Isso passa insegurança para o cliente, o que faz ele desistir do fechamento.
A concorrência: Nunca despreze a concorrência, procure saber mais sobre os produtos do seus concorrentes e defina seus pontos positivos e negativos, pois se o cliente mencionar algum produto da concorrência você terá mais facilidade de argumentar.
Seu produto: Conhecimento do produto é fundamental, falta dele passa uma imagem negativa do produto ao cliente, então visite o imóvel ou leia tudo sobre o empreendimento antes de começar a vender.
Cuidado com gafes ou enganos: Desrespeitar hábitos do cliente, ou a religião do cliente são coisas que não devem ser feitas. Cuidado para não errar o nome do cliente no meio da conversa também não é bom, se nãoconseguir decorar anote.
Se a venda não foi concretizada na primeira visita siga alguns passos:
- Agradeça o cliente pelo tempo e envolvimento durante a reunião ou visita.
- Para seu próximo encontro com o cliente, reveja o que fez a negociação não progredir e tente rever suas estratégias e táticas.
- Demonstre que você continua à disposição do cliente para novos negócios.
- Deixe sempre uma porta aberta para que ele volte ou indique
- Reflita nos pontos que errou ou no que pode melhorar.
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Autor: Rony de lima Meneses,
Responsável pelo Blog Marketing e Publicidade Imobiliária
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